Canter
   Techni-Cal
   Instinct
   Nutrivet
   Schesir
   Techni-Cal
   Instinct
   Schesir
   Trovet Dog
   Trovet Cat
   Corpet
Brinquedos
   SuperPrice
   PetProject
   Extreme Classic Litter
   Roll'n Clean Litterbox
 
Promoções
Catálogo
 
Pedir Amostra
Cartão Cliente
 
 
 
 
Manuais PetEmotions
Newsletter Emotions
Emotions nos Media
Calendário Emotions
FAQ's
Notícias
Pergunte-nos
Links
Classificados
Recomende-nos!
 
 
Os cães sentem o sofrimento dos seres humanos.

É um facto que muitos de nós já experimentamos esses comportamentos de preocupação simpática, em inúmeras situações, com os nossos cães, mas agora quem o defende são duas investigadoras do Departamento de Ciências do Comportamento, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto, que acabaram de publicar as suas reflexões na edição de Fevereiro da revista Royal Society.

No estudo publicado Karine Silva e Liliana de Sousa consideram que há fortes probabilidades de o cão utilizar as suas faculdades cognitivas para confortar o ser humano. E as hipóteses apontadas como explicações são variadas, nomeadamente:
- o facto de os cães domésticos descenderem do lobo, animais altamente sociáveis;
- alterações biológicas sofridas durante o processo de domesticação, que começou há cerca de 10 mil anos;
- e a diversidade de raças existentes. 

Há estudos que indicam que, mesmo sem entender a natureza da emergência em causa, ou o que deve ser feito para ajudar, mesmo cães não treinados, são sensíveis às emergências humanas e poderão reagir a estas de forma a ajudar quem está em sofrimento. Uma das hipóteses de explicação poderá residir no facto de o cão cheirar as feronomas produzidas por uma pessoa em sofrimento.

Experiências feitas com ratos mostraram que estes reagem à dor sentida por indivíduos da mesma espécie que estejam fechados numa gaiola, mas não à sentida por seres humanos. Testes realizados com chimpanzés que cresceram em contacto com o Homem revelaram que estes consolam e ajudam os seus pares em sofrimento, e também os seres humanos.
05/03/2011 12:32:33
Enviar a um Amigo | Adicionar aos Favoritos | Política de Privacidade